Atividades econômicas são atividades exercidas pelas pessoas que geram renda, que é o mesmo que recursos financeiros, promovem a criação de empregos e fazem a economia crescer. As atividades econômicas desenvolvidas em Santa Catarina, como em qualquer outro lugar, são atividades realizadas no comércio local, na agricultura, nas indústrias, no transporte, nas comunicações, na atividade turística, no extrativismo, etc. Tudo isso faz parte das atividades que geram recursos e por isso são econômicas. Elas podem ser exercidas tanto no espaço rural como no espaço urbano.
As atividades exercidas na zona rural, como agricultura, pecuária, extrativismo, pesca, mineração, pertencem ao setor primário da economia.
Já as atividades que se dedicam à transformação ou ao processamento dos produtos que vêm da zona rural, tanto da agricultura quanto da pecuária, são as atividades industriais, e pertencem ao setor secundário da economia.
Depois de processados, esses produtos vão para o comércio, onde são vendidos, pertencendo esta atividade ao setor terciário da economia, assim como: prestação de serviços, transportes, comunicação, turismo, entre outros.
A economia de Santa Catarina é bastante diversificada, tendo como atividades principais: a agropecuária, a pesca, o turismo, o extrativismo de minérios e atividade industrial.
Pecuária extensiva - Sertor primário da economia
Pecuária extensiva - Sertor primário da economia – Imagem em Alta Resolução
Extrativismo mineral - Rio Mãe Luzia poluído por resíduos da atividade mineral do carvão. Treviso (SC).
Confecção da renda de bilro - Indústria artesanal de Santa Catarina
Confecção da renda de bilro - Indústria artesanal de Santa Catarina – Imagem em Alta Resolução
Turismo em Florianópolis - Setor terciário da economia
Turismo em Florianópolis - Setor terciário da economia – Imagem em Alta Resolução